quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A impressão da Multidão na Sociedade, e os avanços que a Internet proporciona

          Ao decorrer da História verificamos diferentes maneiras de resistência ao poder, por mais ditadorial que o Estado fosse. Isto porque os conflitos sociais confrontam-se diretamente com os interesses do "poder imperial", e este, por sua vez, não consegue calar a multidão. É interessante observamos como a resistência/a multidão se torna sujeito político diante da sociedade.

          Atualmente, temos diversas reinvidicações fervendo na sociedade. São elas: Marcha da Maconha, Militantes feministas na luta contra o machismo e em busca da liberdade sobre o seu próprio corpo, gente consciente na lutra contra a homofobia, e etc.

          Acreditamos que o mais expressivo é o Movimento "Ocupa São Paulo" que se opõe ao modelo capitalista e o seu falso discurso sobre "liberdade". Trata-se da multidão contra o regime que a cerca, movimento que teve início no continente europeu entre jovens e o alto índice de desemprego. Além de tudo, temos ainda uma imprensa por trás realizando um forte trabalho de divulgação afirmando que os militantes não passam de vândalos.

         Podemos ir além ao analisarmos os horizontes que a era digital nos permite alcançar, e o papel que a Internet exerce na hora de questionar o sistema vigente. É neste momento que a constituição da multidão alcança uma área ilimitada, sendo possível, inclusive, resistir ao império sem a necessidade de mobilizações em espaços físicos. É o caso, por exemplo, do "Movimento Gota d'Água" contra a construção da Usina de Belo Monte, onde, através da comunicação virtual, artistas da Rede Globo e militantes da ONG "Xingu Vivo" incentivam à sociedade a aderir à causa através de um abaixo-assinado. Em contrapartida o "Movimento Tempestade no Copo d'Água" afirma que os dados apresentados por tais manifestações são superfaturados. Aparentemente, se não levarmos em consideração o apoio de grandes empresas por trás, temos aqui uma foma democrática de expormos a nossa opinião, e que incentivam à população a ir em busca de mais informações e resistir a um projeto do governo.

          Em suma, com o advento da Internet temos uma multidão sem fim que pode buscar e lutar contra o poder de um soberano. A questão da multidão e o papel político que ela assume na sociedade atual, na busca pelos seus direitos e pela igualdade, são de extrema importância. Há diferentes e fortes tentativas de repressão aos conflitos sociais, como o caso da imprensa no movimento "Ocupa São Paulo", entretanto, a resistência prevalece e o "Império" não pode controlar o espaço que tais movimentos conquistam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário